Extensão

O LAPArq, desde sua criação, desenvolve atividades no campo da educação e divulgação científica como a participação nas Semanas da Comunidade, Junho Verde, e nas Semanas dos cursos de graduação em História e Biologia. Também recebe turmas escolares, assim como promove oficinas e minicursos. Todas estas atividades estão vinculadas aos projetos dos membros do LAPArq, muitas vezes pela própria iniciativa deles, e fazem uso de materiais como folders, apresentações power points, banners entre outros produzidos por eles mesmos. O LAPArq tem um kit didático produzido pela arqueóloga Fernanda Mara Borba com réplicas de peças arqueológicas que é utilizado nos atendimentos e pode ser emprestado.

Estamos dando inicio ao projeto Sambaqui, escola e comunidade – a experiência do Laboratório de Arqueologia e Patrimônio Arqueológico – LAPArq na extensão em parceria com as professoras Mariluci Neis Carelli e membros do LAPArq.

O objetivo do projeto é conhecer os usos atuais do sambaqui Rio Velho II, situado no bairro Ademar Garcia, os problemas e as aspirações da comunidade local em relação à área onde se encontra este sítio, a partir de parceria entre a escola Luiz Gomes e o LAPArq, tendo em vista colaborar com iniciativas comunitárias e da gestão pública do Patrimônio Cultural por meio das metodologias da educação patrimonial e arqueologia pública.

A primeira atividade com a escola ocorreu no dia 23 de abril de 2024, que consistiu da visita da turma da 7a série com a professora Francine da Cunha Silva Stolfi no LAPArq e no sambaqui Rio Velho II. Atividade envolveu alunos do LAPArq e da disciplina arqueologia e história pré-colonial do BR do primeiro semestre do curso de História como uma atividade de extensão.

A proposta é que se ampliem cada vez mais atividades deste tipo no LAPArq.